O INSTITUTO SOLIDÁRIO
 

Criado, em 2003, com o objetivo de oferecer apoio financeiro para o desenvolvimento das atividades da Santa Casa de Misericórdia, a instituição tornou-se referência na busca da qualidade da assistência à saúde pública e no incentivo às ações de medicina preventiva.

Caracterizada como organização não governamental, a entidade nasceu da preocupação de um grupo de funcionários da Santa Casa diante da crise financeira desta unidade hospitalar. Mais tarde, outras pessoas juntaram-se ao grupo, desta vez, para ampliar a proposta levando seus benefícios a todos os hospitais públicos. Aos poucos, outras pessoas de diferentes classes sociais e categorias profissionais passaram a compor a rede de associados do instituto. Hoje, são mais de dois mil associados cuja contribuição é revertida para as atividades do instituto.

Linhas de Ação
O compromisso com a vida, a seriedade e o dinamismo levou a instituição a conquistar o reconhecimento de entidades públicas e privadas, que se tornaram parceira das ações. Atualmente, o Instituto atua em diferentes linhas de ação que incluem a humanização nos tratamentos hospitalares; ensino e pesquisa, com a oferta de cursos de capacitação e aperfeiçoamento para estudantes e profissionais da saúde e o incentivo a pesquisas científicas; realização de campanhas e programas de saúde preventiva; atenção à saúde em hospitais filantrópicos e públicos, incluindo unidades voltadas para o atendimento de apenados e jovens em conflito com a lei.

Além da capacitação técnica e de humanização da prática dos profissionais, o Instituto atua na promoção da cidadania por meio do incentivo ao voluntariado e das campanhas educativas. O foco é melhorar a qualidade do serviço de saúde oferecido à população através da educação e da conscientização.