Mural da Vida


zoom

(Foto: Instituto Solidário | Comunicação e Eventos)


O Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h realiza uma série de ações voltadas a incentivar a doação de órgãos, em alusão ao Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no dia 27 de setembro. A campanha envolve atividades de conscientização para profissionais da saúde, comunidade em geral e colaboradores e é liderada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

De acordo com o Enfermeiro Plantonista do CIHDOTT, Flávio do Espírito Santo, as dúvidas sobre o sistema de doação de órgãos e o desconhecimento dos familiares sobre a intenção de uma pessoa ser doadora ainda são obstáculos para o aumento das doações. Por isso, as ações têm o propósito de desmistificar essa ideia. “O mais importante é a pessoa falar para a família que quer ser um doador de órgãos. Assim, os familiares poderão autorizar a doação. Todas as pessoas de 02 a 80 anos podem ser doadoras. Doar órgãos é doar vidas”, explica ele.

O Instituto Solidário esclarece que órgãos e tecidos como córneas, coração, pulmão, pâncreas, ossos, medula óssea, intestinos, rins, pele, valvas cardíacas e fígado podem ser doados e ajudar a salvar várias vidas. Os potenciais doadores são pacientes diagnosticados com morte encefálica, ou seja, que perderam todas as funções do cérebro. Para se tornarem doadores, a família dos pacientes precisa autorizar o procedimento.


Serviço – Programação e atividades previstas:

24 de setembro: Curso Intermediário de Doação de Órgãos e Capacitação em Morte Encefálica, das 8h às 17h, no Auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas. O evento é direcionado aos médicos e enfermeiros do HEGV e UPA Penha 24h | Lançamento do Mural da Vida, com fotos dos funcionários e colaboradores incentivando a doação de órgãos.
25 de setembro: Curso Básico de Doação de Órgãos, das 13h às 17h, no Auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas. O evento é direcionado à Equipe Multidisciplinar do HEGV e UPA Penha 24h.
27 de setembro: Realização da foto oficial com os funcionários e colaboradores do HEGV e UPA Penha 24h nas escadas da Portaria Principal do Hospital, às 10h, vestidos com uma camisa da cor verde, e Quiz sobre Doação de Órgãos nos setores de trabalho do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

O Programa Estadual de Transplantes (PET) foi lançado em abril de 2010 e é responsável pela aplicação do novo Regulamento Técnico elaborado pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no Estado do Rio de Janeiro. Criado com o objetivo de aumentar o número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado do Rio de Janeiro, o programa investiu na implantação de quatro Coordenações Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, entre eles, o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Esta iniciativa proporcionou um contato direto entre os médicos que cuidam de possíveis doadores e os familiares destes pacientes.

Central Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro Avenida Padre Leonel Franca, 248 – 1º andar Bairro: Gávea – CEP 22451-000 – Rio de Janeiro – RJ Tel.: 155 (Estado do Rio de Janeiro) e (021) 2333-7550 (outros estados)
E-mail: transplantes@saude.rj.gov.br