Complexo Estadual de Saúde da Penha recebe treinamento sobre o atendimento aos usuários em situação de violência


zoom

(Foto: Instituto Solidário | Humanização SES)


A Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ministrou Capacitação em “Acolhimento às vítimas de violência nas portas de entrada da rede de urgência e emergência do Estado e a extinção da revitimização institucional” para colaboradores do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e UPA Penha 24h.

O treinamento tem o objetivo de construir, qualificar e subsidiar profissionais e, assim, garantir o atendimento digno e respeitoso à vítima de violência. A ideia é a criação de um novo fluxo de atendimento nesta área. Em breve, o HEGV receberá a Sala Multiprofissional, onde todos assistirão o paciente em conjunto, evitando a revitimização institucional.

A Assessoria Técnica de Humanização da SES tem como finalidade garantir o protagonismo dos sujeitos envolvidos nos processos de produção de saúde (usuário, gestor e o profissional de saúde), a fim de que todos tenham poder de decisão dentro de suas especialidades.

O Instituto Solidário e a Direção Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam iniciativas como esta, cujos resultados contribuem para a melhoria dos protocolos de identificação, acolhimento e assistência aos indivíduos em situação de violência.