Instituto Solidário assume gestão da UPA Penha 24h, no Rio de Janeiro


zoom

Imagem: SES | Assessoria Técnica de Comunicação Visual


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Ações Práticas e Procedimentos na Área de Saúde – Instituto Solidário, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES), assumiu no dia 20 de junho a operacionalização da gestão e a execução de ações e serviços de saúde da UPA Penha 24h, localizada na Avenida Brás de Pina, s/nº – Penha – Rio de Janeiro. No dia 16 do mesmo mês, o Instituto Solidário também passou a gerenciar o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Os dois equipamentos agora são denominados Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h.

Com uma equipe qualificada, a UPA Penha 24h conta com 10 leitos amarelos, 02 leitos vermelhos, serviço social, odontologia, laboratório para coleta, farmácia, sala de medicação e 05 consultórios.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada e funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e poder resolver grande parte das urgências e emergências, ajudando a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.