Instituto Solidário assume gestão do Hospital Estadual Getúlio Vargas


zoom

Imagem: SES | Assessoria Técnica de Comunicação Visual


A administração de um hospital público necessita de uma gestão eficiente para garantir qualidade, produtividade, excelência no atendimento e uso adequado dos recursos financeiros, humanos e materiais.

Em busca de uma intervenção positiva para essa realidade, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Ações Práticas e Procedimentos na Área de Saúde – Instituto Solidário assumiu no dia 16 de junho a direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado na Avenida Lobo Júnior, 2293, Penha Circular, Rio de Janeiro, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES). O HEGV e a Upa Penha 24h fazem parte do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

O Hospital Estadual Getúlio Vargas foi inaugurado em 03 de dezembro de 1938 pelo então Secretário de Saúde e Assistência, Professor Dr. Clementino Fraga, que presidiu a solenidade de inauguração com as ilustres presenças do Presidente da República, Getúlio Vargas, do Ministro da Educação e Saúde Pública, Sr. Gustavo Capanema, do Prefeito do Distrito Federal, Sr. Henrique Dodsworth, e do Professor Dr. Carlos da Gama Filho, primeiro Diretor do Hospital.

O HEGV foi criado como parte integrante de um projeto de reformulação da rede de saúde, implementado pelo Prefeito do Distrito Federal, Dr. Pedro Ernesto Batista, que previa a criação de novas unidades hospitalares que atendessem mais eficazmente a população, estando próximas da comunidade. O terreno onde foi construído o HEGV, na Penha, era parte da Chácara das Palmeiras, que pertenceu ao Sr. Francisco José Lobo Júnior, comerciante e advogado da região.

A missão do Instituto Solidário é promover os cuidados integrados à saúde, com eficiência e foco na qualidade dos serviços prestados, valorizando pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou parceiros, porque somente através delas os melhores resultados serão alcançados.